Ana Luísa Fernandes: “A ESEP na vanguarda do conhecimento”
Enfermeira desde 2011, Ana Luísa Fernandes escolheu a ESEP para fazer a sua licenciatura. Onze anos mais tarde, voltou para adquirir mais conhecimento.
data

Poveira de gema, Ana Luísa Fernandes é enfermeira no Serviço de Urgência do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim – Vila do Conde. A Escola Superior de Enfermagem do Porto foi a sua escolha quando decidiu frequentar o Curso de Licenciatura em Enfermagem, porque acredita que esta era uma “escola de renome”.

Integrou o primeiro CLE da ESEP, em 2007, ano da fusão de três instituições de ensino superior público de enfermagem no Porto: as Escolas Superiores de Enfermagem de D. Ana Guedes, Cidade do Porto e São João.

Licenciou-se em 2011 e rumou a França à procura da sua oportunidade, onde permaneceu durante dois anos. Acabou por voltar a Portugal e estabeleceu-se como enfermeira no exato local onde trabalha nos dias de hoje. Passou pelos serviços de medicina, ortopedia, cirurgia e urgência.

Após nove anos no mesmo serviço, sentiu necessidade de mudar o seu rumo profissional. “Foi assim que surgiu a inscrição, que efetuei no ano passado, no Curso de Pós-graduação em Enfermagem Perioperatória da ESEP”, afirma a estudante. Regressou à “casa-mãe”.

Terminou com sucesso e ficou com vontade de continuar a adquirir mais conhecimento. Neste sentido, candidatou-se ao Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Perioperatória, no qual entrou e vai começar a frequentar no ano letivo 2023/2024. Durante a sua experiência na pós-graduação, constatou que abordava temas científicos “que ainda ninguém ouviu falar”, o que demonstra, mais uma vez, como a ESEP está “sempre na vanguarda do conhecimento ao nível da enfermagem”.

Na opinião da enfermeira, a Escola Superior de Enfermagem do Porto é, sem dúvida, “uma escola de renome, não só a nível nacional, como a nível internacional, destacando-se aplicabilidade da inovação.” “Esta é uma escola que está mais à frente”, afirma a estudante.

Embora, enquanto estudante de licenciatura, tenha sido parte de uma turma pioneira, Ana Luísa Fernandes considera que a sua experiência na ESEP foi muito positiva e que se tornou uma “boa enfermeira, graças a esta escola”.

A estudante acredita que não existem motivos para se estar indeciso relativamente à escolha de estudar na Escola Superior de Enfermagem do Porto: “se estão indecisos, escolham a ESEP, porque não se vão arrepender e tornar-se-ão excelentes enfermeiros/as, graças à formação que esta promove. Tem todas as vantagens e mais alguma numa só escola, conseguindo aliar o ambiente académico da cidade do porto ao rigor e à ciência, princípios subjacentes à ESEP”, revela.